quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alimentação saudável contribui para evitar o câncer

No caminho da prevenção do câncer está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
Ao mesmo tempo que uma alimentação equilibrada diminui as chances de você ter câncer, o contrário contribui para colocar você entre o grupo de maior risco para apresentar a doença. Existem pesquisas que sugerem ser possível evitar cerca de 35% dos casos de câncer apenas alterando a dieta.
Isso é fato porque alguns alimentos funcionam como antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias imprescindíveis para combater os radicais livres que atacam as células.

Por que é tão importante ter uma dieta rica em fibras?
Com certeza, você já ouviu de seu médico a recomendação de “incluir mais fibras na alimentação diária”. Seguir essa orientação é muito importante para o equilíbrio de seu organismo e fundamental para prevenir vários tipos de câncer, especialmente o colorretal.
As fibras no intestino ajudam na “limpeza”de substâncias que são consideradas agentes promotores do câncer por auxiliar de maneira muito eficiente na alimentação das fezes.

Onde você encontra os antioxidantes?
É fácil. Os antioxidantes estão nas frutas, verduras, legumes e carnes. Entre os fundamentais para a manutenção da saúde do organismo estão as vitaminas C (encontrada nas frutas cítricas), E (óleos vegetais, grãos e nozes) e A (alimentos de cor alaranjadas, amarelos e vermelhos) e o Zinco, um mineral presente nas carnes e nos laticínios.

Adote as dicas a seguir. Seu organismo agradece...
ü Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal.
ü Seu prato deve ter, pelo menos, 2/3 de vegetais, grãos integrais e feijões e 1/3 (ou menos) de proteína animal (carnes magras).
ü Coma, no mínimo, cinco porções de frutas e verduras por dia.
ü Beba de seis a oito copos de água por dia.
ü Sempre que possível, dê preferência a alimentos naturais e integrais.
ü Inclua em seu cardápio diário: legumes, trigo integral, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, soja, feijões e ervilhas.
ü Consuma moderadamente os óleos vegetais saudáveis: óleo de canola e azeite de oliva extravirgem.
ü Diminua o sal e acrescente temperos como alho, cebola, ervas aromáticas naturais e frescas (tomilho, hortelã, manjericão, erva-doce, etc).
ü Mantenha o peso saudável e pratique atividade física.


Fonte: AC Camargo


Nenhum comentário:

Postar um comentário