sábado, 26 de maio de 2012

Como exercitar o cérebro e manter a jovialidade

O envelhecimento do corpo e a monotonia da rotina diária fazem com que as pessoas mais idosas possam ficar com o cérebro mais cansado e até um pouco preguisoço.
Saiba como exercitar o cérebro e mantenha a sua memória intacta e com boa saúde.

A medida que a idade avança e o corpo envelhece, a memória de uma pessoa fica mais fraca e imprecisa, o que pode, por vezes, impedir de realizar as tarefas mais básicas do cotidiano, como ir as compras, pagar contas ou faltar a determinados compromissos. No entanto, se a perda de memória for permanente, isso poderá ser um sitoma de demência.

Existem vários sinais que lhe indicam em que estado se encontra a memória:
ü Sinais de envelehcimento normal.
Precisa fazer uma pausa momentânea para se lembar de algo que lhe parece familiar, como por exemplo: encontrar o caminho para casa, lembrar-se do que fez no dia anterior ou dos nomes dos familiares e amigos.
Fica mais preocupado com as suas perdas de memória do que com a própria família.

ü Sinais de demência
Perder muito tempo para se tentar lembrar de algo que lhe é próximo e, na maioria das vezes, acaba por não conseguir lembrar. Esta forma de perde de memória está muitas vezes associada a doença e Alzheimer ou a um AVC que destruiu as células cerebrais.
Os familiares ficam mais preocupados do que propriamente a pessoa que está com seus incidentes de perda de memória.
Além de perda de memória, os sinais de demência apresentam outros sintomas, como por exemplo: alterações de humor e de personalidade, desorientação, dificuldade de comunicação, falta de raciocínio, negligência na higiene pessoal, isolamente e depressão.

Como exercitar o cérebro na terceira idade?
A perda normal de células cerebrais e o declínio do fluxo sanguíneo entre os neuronios, podem ser os responsáveis pela falha na memória, inteligência e aprendizagem de uma pessoa. Porém, podem ser tomadas algumas medidas para exercitar o cérebro de uma pessoa idosa.
Das mais importantes, descatam-se as seguintes:
Faça exercícios
A aptidão física acompanha frequentemente a aptdão mental. Existem várias atividades para idosos que garantem uma vida mais saudável e equilibrada.

Continue aprendendo
A aprendizagem de algo novo faz com que a sua mente esteja sempre em funcionamento. É aconselhável que os idosos leiam com regularidade, tenham vários passatempos ativos, façam palavras cruzadas ou outros jogos lúdicos para que a mente esteja constantemente ocupada e produtiva.

Não fume
Estudos recentes afirmam que os tabagistas esquecem-se mais rapidamente dos nomes e dos rostos dos amigos e familiares do que os não-tabagistas.

Durma o sulficiente
Com a idade gasta-se mais rapidamente as energias e, assim precisa recuperá-las dormindo cerca de 8 horas diárias.

Tome vitamibas C e E
As vitaminas C e E são conhecidas por fortalecerem a memória e podem proteger o cérebro dos idosos de alguma forma de demência. Contudo, isso não significa que possam  acontecer eventuais perdas de memória que, normalmente, estão relacionadas com a idade.

Mantenha as relações sociais
Uma das melhores formas para exercitar a memória passa por manter-se socialmente ativo. Assim, conseguirá promover o convívio social e estreitar laços de amizades com outras pessoas, o que lhe vai permitir manter a sua mente sã e ocupada.

Como manter o cérebro em forma?
Para todas as pessoas que temem o envelhecimento e receiam perder a memória, existem alguns passos que devem ser realizados para manter o cérebro em forma.
Dos mais evidentes, destacam-se os três seguintes:
ü Manter uma dieta balanceada. Deve ser rica em gorduras saudáveis, ter carboidratos de baixo índice glicêmico e peixes. Este tipo de alimentação é o mais eficaz, pois ajuda a proteger o cérebro e o coração.

ü Ingerir novos suplementos na sua alimentação. Nomeadamente, vitaminas ricas em proteínas, acetilcisteína, vitamina do complexo B, acetil-L-carnitínia, entre outros.

ü Consultar seu médico com regularidade com o intuito de conhecer a existência de novos medicamentos que diminuam os bloqueios e perdas de memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário