sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como explicar o envelhecimento para uma criança de forma lúdica e sadia?

A Casa Bonsai Recanto do Idoso (casabonsai.com.br) junto com o Colégio CLQ de Piracicaba (clq1.com.br), promoveram mais uma tarde de Virtudes - “A Valorização do Mais Velho”.


Foi apresentado para esse grupo de estudantes (13 a 14 anos), de uma forma sadia, do que é ser idoso; tirando o paradigma de que todo idoso é igual ao avô que temos dentro de casa que, por exemplo, joga tênis todo final de semana.


As crianças, enquanto aprendiam sobre a perda das funcionalidades do corpo, e as debilidades e limitações que o idoso possui, puderam usar o “simulador do idoso”, da qual conseguiram “sentir na pele” um deficit de acuidade visual, diminuição na marcha, espasticidade muscular, diminuição da audição e o “peso nas costas”....



Este aprendizado na prática e de forma saudável sobre as debilidades do idoso, os fizeram pensar sobre o porquê devem respeitar as vagas de idoso, vagas para deficientes, segurar a porta do elevador, ter paciência pela lentidão de marcha ou raciocínio, dentre outras atitudes de respeito para com o mais velho.

Através desse encontro, os alunos passaram a refletir sobre a possibilidade de mudanças quanto à percepção da velhice e do envelhecimento.

Toda a dinâmica foi supervisionada pela Fisioterapeuta Thais Costa – CREFITO3/146972



Nenhum comentário:

Postar um comentário