segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Os benefícios do Pilates para a 3º Idade.

Método proporciona desde o alívio das dores provenientes da idade até a melhora da autoestima.

A importância da atividade física no envelhecimento saudável não é novidade. Sempre abordamos as diversas vantagens para o corpo e para a mente que podem ser resultados até mesmo de uma simples caminhada.

Dentre essas atividades, uma vem se destacando por proporcionar desde o alívio das dores provenientes da idade até a melhora da autoestima. É o Pilates, método criado na Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates e que se baseia em concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento. A técnica consiste em uma série de exercícios feitos no solo ou em equipamentos apropriados cuja intenção é trabalhar todos os músculos do corpo de maneira harmoniosa.

“Os benefícios são aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, melhora do equilíbrio corporal, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, diminuição dos efeitos da osteoporose e alivio de dores musculares”, explica o geriatra Dr. Leonardo Mesquita, ressaltando ainda que a melhora na autoestima reflete em todos os aspectos da saúde do idoso.

Segundo ele, não há restrição para realizar a atividade, já que trata-se de um exercício de baixo impacto, sem pressão sobre as articulações e com movimentos adaptados de acordo com a capacidade do praticante. Por estimular a mineralização óssea e o fortalecimento muscular, o Pilates é indicado para portadores de doenças como artrose, artrite reumatóide, artroplastia e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e discos da coluna), osteopenia e osteoporose.

Ainda de acordo com o médico, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas. Junto com a melhora física, o Pilates permite o resgate da confiança em si mesmo, a valorização da vida e a vontade de aprender; todos elementos que proporcionam melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário