domingo, 18 de dezembro de 2011

Pic Nic Halloween com foco nas AVDs (Ativdades da Vida Diária)


Durante o mês de Outubro, todos os terapeutas da Casa Bonsai Recanto do Idoso, trabalharam as AVDs com os hóspedes.

O foco foi Alimentação; com objetivos cognitivos em: memória, resgate mnêmico, organização de ideias, conquista e interação social. E objetivos motores em: força, coordenação motora, motricidade fina e grossa, postura,respiração, maximizar faríngea, sobrearticulação e deglutição motora.







O processo incluiu desde adaptações de talheres e copos (Terapia Ocupacional), passando por posturas corretas para as refeições (Fisioterapia), fortalecimento faríngea (Fonoaudiologia), até 2 músicas de autoria dos próprios hóspedes, onde escolheram as melodias “Mamãe eu quero” e “Cabeleira  do Zezé”, que se transformaram em “Refeição”e “O que vou comer?” (Musicoterapia).


Nestas 2 melodias carnavalescas, possui o nome de cada hóspede com sua “comida preferida”, assim, explicando o modo correto para realizar as refeições. Ex: Fulano quando for comer macarrão, precisa mastigar devagar, engolir e depois tomar o suco; Ciclano preste atenção na postura para tomar a sopa, para não engasgar; etc....


Todos os hóspedes decoraram as músicas, pois tinham a identificação pessoal de cada um e a gratificação de construí-las em conjunto com o grupo.




Conforme os dias foram decorrendo e as músicas sendo decoradas, a qualidade das refeições dos hóspedes Bonsai cresceu muito.

No dia evento (Pic Nic do Halloween), a Casa Bonsai recebeu o Coral Cante Outra Vez, composto por 50 vozes da Terceira Idade, que apresentou diversas músicas de seus contextos sonoro-musicais e da mesma época dos hóspedes Bonsai (Chalana, Rio de Piracicaba, Maracangalha, Como é grande o meu amor por você, Fascinação, entre outras).





Realizamos uma atividade de descontração, entretenimento e interação sócio-afetiva dos hóspedes com o Coral, que no final da apresentação cantou junto com os hóspedes as músicas das refeições, que eles decoraram durante o mês.

Com grande satisfação e orgulho, todos os hóspedes cantaram as músicas a fim de mostrar ao Coral a capacidade de cantarem também.





Finalizamos o evento com um saboroso Pic Nic em que todos os presentes tiveram a oportunidade de se conhecerem e interagirem, passando uma tarde agradável e descontraída.



Nenhum comentário:

Postar um comentário