domingo, 20 de novembro de 2011

Dicas para espantar a preguiça e ter mais disposição

O programa “Bem Estar” da rede Globo de TV veiculou uma reportagem especial com dicas para se obter mais disposição.
No frio, após as refeições e à noite são ocasiões em que a preguiça atinge o nível máximo. No inverno, as pessoas ficam mais quietas e recolhidas, em uma tentativa do organismo não perder tanto calor e conseguir manter a temperatura, mas é justamente nesta época em que se perde menos água e se gasta mais energia para se manter vivo. Ou seja, é essencial se mexer.

Exercite-se
O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de “preguiça”. Como outras máquinas (carro, computador, etc), é necessário aquecimento para começar a funcionar.

Determine um prazo rápido para agir
De 5 a 15 minutos é um tempo adequado, que evita o adiamento constante.

Visualize os benefícios da ação
Quando temos claro o que vamos ganhar, obtemos força para mandar a preguiça embora.

Divida a tarefa em partes
Muitas vezes, a preguiça toma conta das pessoas quando a tarefa é grande e difícil. Dividi-la em etapas, com prazos possíveis para cada fase, facilita a execução. Além disso, cada etapa concluída atua como reforço à motivação de seguir em frente.

Parabenize-se e dê prêmios a você
Estabeleça alguns bônus para si mesmo a cada etapa cumprida no prazo. Essa atitude aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade.

Incentivados por colegas e profissionais, os hóspedes da Casa Bonsai realizam todos os exercícios propostos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário