terça-feira, 22 de novembro de 2011

DICAS PARA ENVELHECER BEM - Exercícios e saúde na terceira idade

Exercícios e uma boa alimentação podem prolongar a vida e minimizar os males do envelhecimento. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo aponta que os índices de ansiedade e depressão são reduzidos em idosos que praticam atividades físicas. Além disso, a rotina de ginástica, dança ou musculação ajuda a dar condicionamento físico, controlar o peso e até melhorar o bom humor.

A constância na prática de esportes é fundamental para o corpo se manter saudável na terceira idade, de acordo com o professor da Unifesp Ricardo Cassilhas. A freqüência na realização das atividades resulta em condicionamento e evita problemas recorrentes dos chamados “atletas de fim de semana”.

“É importante que os exercícios sejam realizados rotineiramente, com recomendação médica e acompanhamento de um profissional de Educação Física. A manutenção de uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras também colabora para uma vida mais saudável”, explica ele.

A junção entre exercício e amizade retarda o envelhecimento, de acordo com a pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Voluntários, que praticaram atividades em grupo, tiveram melhora na qualidade de vida, na memória, no raciocínio e no humor, segundo o professor do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, Ricardo Cassilhas.

Na Casa Bonsai os hóspedes buscam exercícios de acordo com suas necessidades individuais e em grupos, que tornam as atividades ainda mais prazerosas.

DICAS PARA ENVELHECER BEM
·         Praticar exercícios com freqüência
·         Manter uma dieta equilibrada
·         Desenvolver atividades intelectuais
·         Preferir esportes que privilegiem interações sociais
·         Fazer exames médicos regularmente




Nenhum comentário:

Postar um comentário