segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cuidando de uma pessoa acamada

Como mudar um acamado para a posição sentada
Embora tenha de estar confinada em uma cama, uma pessoa acamada necessita de ser mudada de posição de duas em duas horas, de forma a evitar a formação de escaras, entre outros problemas. Os momentos mais adequados para sentar um acamado numa cama pode ser na hora de ler, ver televisão, fazer as suas refeições ou receber visitas. Mudar um acamado para a posição sentada requer alguma força e pode ser feito por uma ou duas pessoas.
·         Se vai mudar um acamado para a posição sentada, solicite a pessoa para dobrar as pernas, agarrando-o com um braço por baixo destas e outro por baixo das axilas. Para facilitar o momento em que muda o acamado para a posição sentada, se possível, a pessoa deve enterrar os pés e fazer a máxima força possível com as pernas.
·         Se forem duas as pessoas para mudar um acamado para a posição sentada, estas devem posicionar-se uma de cada lado da pessoa; colocando cada uma o braço debaixo dos glúteos do acamado e dando as mãos.
·         Em seguida coloquem o outro braço por de trás das costas da pessoa acamada, até ao ombro oposto.
·         Peça ao acamado para dobrar as pernas, levantar a cabeça e colocar os seus braços por cima de seus ombros.
·         Por fim, a pessoa acamada deve ser erguida pelas costas, ao mesmo tempo que os seus glúteos são “empurrados” suavemente para baixo.
·         Verifiquem se é necessário colocar uma ou mais almofadas nas costas da pessoa acamada e se está segura e confortável.

Como mudar um acamado de posição na cama
Um idoso ou doente acamado passa a maior parte do seu dia na cama e, embora isso seja algo inevitável e mesmo necessário para sua recuperação e bem-estar, não se deve manter uma pessoa acamada na mesma posição durante mais de duas horas – para além de contribuir para a sua mobilidade e conforto, as mudanças de posição regulares são cruciais para evitar a formação de escaras.
·         Sempre que for mudar um acamado de posição, deve informá-la sobre o que vai fazer e que conta com a sua colaboração. Evite mudar um acamado de posição enquanto este estiver dormindo, pois, os movimentos podem assustá-lo, causando uma queda da cama, por exemplo.
·         A primeira coisa que deve fazer é posicionar a pessoa acamada próximo de si, cruzando os seus braços por cima do peito e a perna mais próxima por cima da outra.
·         Se pretende virar o doente para o lado oposto, mantenha-se do mesmo lado da cama; se quiser virar na sua direção, vá para o lado oposto da cama.
·         No momento de efetuar a mudança de posição, coloque uma mão no ombro da pessoa acamada e outra na sua anca, fazendo-a rolar na sua direção ou afastando-a de si.
·         Verifique se o acamado está bem posicionado e confortável, esticando os lençóis/cobertores e acertando a posição das almofadas.
·         Outra forma de mudar uma pessoa acamada de posição na cama é colocá-la na posição sentada.

Como trocar a roupa de cama com uma pessoa acamada
Uma pessoa acamada passa os seus dias deitada ou sentada na cama, que é crucial manter esse ambiente o mais limpo possível. Manter os lençóis sempre bem esticados – os lençóis enrugados são desconfortáveis, podem restringir a circulação e contribuir para a formação de escaras – é crucial mudar os lençóis da cama diariamente. Fazer uma cama com uma pessoa deitada não é difícil, mas sim uma questão de hábito e destreza.
·         Antes de mudar os lençóis da cama, informe a pessoa acamada o que vai fazer e que necessita da sua colaboração.
·         Comece retirando a almofada e o lençol de cima.
·         Com uma mão no braço ou ombro e outra na perna dobrada, rode o acamado para o canto da cama, puxando-o na sua direção.
·         Certifique-se que a pessoa acamada está segura e numa posição fixa.
·         Retire o lençol de baixo e liberte-o até às costas do acamado.
·         Em seguida, coloque o lençol limpo, aproximando-o das costas da pessoa acamada.
·         Agora, desloque o acamado para o outro lado da cama, utilizando a mesma técnica.
·         Retire o lençol sujo e estique o lençol de baixo completamente.
·         Mude a fronha da almofada.
·         Posicione a pessoa acamada novamente e certifique-se que está confortável.
·         Termine com o lençol de cima e a manta ou cobertor.

Como retirar um acamado da cama
Mesmo as pessoas acamadas necessitam de sair da cama, seja para ir ao médico, fazer um pouco de exercício ou simplesmente mudar de posição e sentar-se numa poltrona, por exemplo. Retirar um acamado da cama requer força e estabilidade, mas é uma necessidade para o cuidador – aprenda a fazer com segurança.
·         Antes de mudar uma pessoa acamada de posição ou de a retirá-la da cama, informe-a sobre o que vai fazer e que conta com a sua colaboração.
·         O primeiro passo é sentar a pessoa acamada no canto da cama, colocando um braço por baixo dos ombros e outro por baixo dos seus joelhos, que devem estar ligeiramente flexionados.
·         Por sua vez, o acamado deve colocar os braços em volta do seu pescoço ou ombros; a rotação para a posição sentada deve ser feita com a ajuda dos glúteos.
·         Uma vez sentado, coloque uma toalha ou um pano grande em volta da cintura do acamado e agarre-o pelas extremidades.
·         De seguida, deve apertar, com os seus pés e os joelhos e os joelhos da pessoa acamada, de forma a bloqueá-los.
·         Com a ajuda do pano, que deve ser puxado firmemente pelas pontas, pode levantar a pessoa acamada, apertando-a contra si.
·         A deslocação para a poltrona, sofá ou cadeira de rodas deve ser feita com recurso a passos muito pequenos, sempre com o apoio da toalha/pano e com a pessoa encostada em você.
·         Para sentar a pessoa na poltrona, ambos devem manter os braços esticados e os joelhos flexionados, afastando-se e abaixando-se simetricamente, até a pessoa conseguir sentar.
·         Verifique se a pessoa está confortável, apoiando-o com almofadas se necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário