segunda-feira, 15 de agosto de 2011

9 pontos para refletir, antes de cuidar de um idoso em casa.

Cuidar de pais idosos ou familiares doentes não é uma tarefa fácil, mas é uma situação cada vez mais comum na sociedade de hoje. Cada vez mais, as pessoas recebem, nas suas próprias casas, um familiar, uma mãe ou pai  que se propõe a cuidar. Antes de dar esse passo importante, saiba quais as principais atitudes  a fazer antes de começar a cuidar de alguém em casa.

1.      Reunião familiar:
Cuidar de um familiar próximo ou de um pai ou mãe é uma situação delicada que exige o consenso entre toda a família. Antes de decidir o quê, quando e como se vai fazer, é essencial que se realize uma reunião familiar para assegurar que todos estão de acordo com a decisão final. Para além disso, esta é uma boa altura para distribuir tarefas, avaliar a situação financeira da pessoa e se vai ser necessária uma contribuição extra por parte de todos; assim como, angariar o apoio de todos os irmãos ou parentes que possam contribuir enquanto prestadores de cuidados.

2.      Casa fechada:
Quando se decide cuidar de alguém em casa, essa pode ser uma situação temporária ou definitiva e, tendo em conta tudo isso, é necessário definir o que fazer na casa onde essa pessoa viveu até agora – mantê-la fechada, alugá-la, vendê-la? Este é um assunto que deve ser discutido com a pessoa de quem vai cuidar e, se aplicável, com todos os familiares diretos, antes de ser tomada qualquer decisão definitiva.

3.      Assuntos pessoais:
Cuidar de um pai idoso ou doente implica, não raras vezes, assumir todas as suas responsabilidades sociais e financeiras. Reúna toda a informação relativa a contas bancárias, cartões de crédito, contas a pagar, seguros, investimentos e até mesmo o seu testamento e desejos para o funeral. Informe-se com a pessoa de quem está cuidando de tudo que tem de fazer ou pagar semanal ou mensalmente, evitando situações problemáticas. Assim, se surgir algum problema para tratar estará por dentro de todos os assuntos e terá consigo todos os documentos necessários.

4.      Casa acolhedora:
Receber um idoso ou um familiar doente em casa implica que essa pessoa necessitará de um espaço próprio, para descansar e ter as suas coisas. Para além de preparar um quarto especificamente concebido para a pessoa de quem vai cuidar, poderá ter de fazer outras adaptações em casa como  equipar o banheiro, adquirir uma cama hospitalar ou instalar rampas de acesso, no caso de a pessoa deslocar-se numa cadeira de rodas, etc.

5.      Histórico médico:
Reúna e organize todos os documentos médicos da pessoa de quem vai cuidar, ou seja, cartões de saúde e seguros de saúde, mas também exames médicos e uma lista de medicamentos que já tomou ou que está tomando. Elabore ainda uma lista dos contatos telefonicos de todos os médicos que já seguiram ou estão acompanhando a pessoa. Informe-se, o mais rápido possível, sobre a patologia da pessoa que vai cuidar – facilitará muito o seu trabalho enquanto prestador de cuidados.

6.      Medicamentos a mão:
Familiarize-se com todos os medicamentos que a pessoa está tomando, ou seja, horários, quantidades e possíveis efeitos secundários. Crie um esquema que possa ser facilmente seguido por qualquer pessoa e/ou organize os medicamentos numa caixa divisória própria para o efeito.

7.      Vida ativa:
A decisão está tomada e vai mesmo passar a cuidar de um familiar em casa, no entanto, isso não significa que essa pessoa deverá ficar confinada as quatro paredes indefinidamente. Pesquise centros de apoio a idosos ou associações de pessoas com a mesma doença, para que a pessoa de quem está cuidando não se sinta isolada ou limitada na casa. Aprenda de que forma se motiva uma pessoa idosa ou doente a manter uma vida ativa, seja através do exercício físico, do convívio ou da manutenção dos seus passatempos preferidos. Saiba quais os melhores programas e atividades para organizar a dois ou em família.

8.      Ajuda exterior:
Independentemente da situação de cuidar de alguém em casa ser temporária ou definitiva, é importante informar-se sobre a ajuda de um profissional da área. A curto, médio ou longo prazo pode sentir a necessidade de contratar uma enfermeira ou outro tipo de auxiliar. Por outro lado, pode chegar a conclusão que a pessoa possa estar melhor num Recanto para idosos, por isso, esteja preparado para lidar com todas essas situações.

9.      Vida pessoal e profissional:
Cuidar de um idoso ou de uma pessoa doente pode ser um trabalho para tempo integral e, embora cada caso seja um caso, precisa se avaliar se, realmente,  consegue cuidar de outra pessoa e manter o emprego ao mesmo tempo ou se vai precisar deixar o trabalho para cuidar da pessoa. Independentemente da decisão tomada, é importante que tenha um círculo de apoio e que, acima de tudo, tenha um tempo para cuidar de sí próprio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário