segunda-feira, 15 de agosto de 2011

12 cuidados que todos os doentes com Artrite Reumatoide devem ter

A artrite reumatoide afeta cerca de 1% da população mundial com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos. Caracterizada pela inflamação das articulações, a artrite reumatoide é uma doença crônica e sem cura que traz grande sofrimento para quem dela padece. No entanto, é possível assegurar uma boa qualidade de vida e até atenuar a dor e o desconforto causados pela artrite reumatoide – basta seguir alguns cuidados fundamentais.
1.      Evitar todos os movimentos, esforços, pressão e sobrecarga das articulações afetadas.
2.      Um dos sintomas da artrite reumatoide é a rigidez matinal, que pode durar várias horas – para aliviar esse desconforto, coloque as articulações na água corrente quente.
3.      Mudar de posição frequentemente para evitar a rigidez das articulações. Quando estiver sentado muito tempo, deve cruzar as pernas várias vezes ou manter as pernas elevadas com recurso a uma almofada ou um apoio de pés.
4.      O doente com artrite reumatoide não deve pegar em objetos muito pesados mas, se for absolutamente necessário, deve segurá-los junto ao corpo. No entanto, não deve levantá-los acima da cintura.
5.      Independentemente da posição em que se encontra, deve manter a cabeça sempre alinhada com o pescoço, evitando incliná-la para a frente, para trás ou para os lados.
6.      Sempre que possível, um doente com artrite reumatoide deve efetuar as suas tarefas diárias sentado.
7.      Uma pessoa com artrite reumatoide não deve sentar-se em cadeiras/poltronas/sofás baixos e/ou muito fundos.
8.      Evitar movimentos bruscos, principalmente da cabeça e pescoço.
9.      Quando precisar transportar alguma coisa, utilizar sempre os dois braços e as duas mãos. No caso de objetos grandes e/ou pesados, opte por utilizar um carrinho de mão.
10.  Sempre que precisar se abaixar – para pousar ou pegar em alguma coisa – evite dobrar as costas ao nível da cintura, optando antes por dobrar as ancas e os joelhos.
11.  As mãos e os pulsos são as primeiras zonas do corpo a serem afetadas pela artrite reumatoide e das mais dolorosas, uma vez que estão em constante movimento. Para aliviar as dores nas mãos e pulsos deve: usar mais as palmas das mãos do que os dedos; evitar forçar em demasiado os dedos e cerrar os punhos; pegar nos objetos sempre com recurso das duas mãos; quando as mãos estão em movimento (limpando ou a lavando louça, por exemplo) evitar forçar o pulso, utilizando antes o cotovelo e o ombro para mover as mãos; ao rodar torneiras ou maçanetas, inclinar sempre o pulso para dentro (em direção ao polegar) em vez de para fora.
12.  Executar todas as tarefas e movimentos vagarosamente  e  com calma. Sempre que se sentir cansada, a pessoa com artrite reumatoide deve parar o que está fazendo e descansar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário