quarta-feira, 6 de março de 2013

Telemarketing aposta na mão de obra da 3ª idade para melhorar serviços


Conhecido por empregar principalmente jovens na situação do primeiro emprego, o setor de telemarketing está em busca de profissionais da terceira idade.

Maturidade e comprometimento estão entre as razões para que as empresas invistam neste perfil. Para trabalhar como operador, função que emprega a maior parte dos funcionários no setor, não é preciso experiência. Isso estimula quem está a procura de uma recolocação profissional já em idade avançada ou quem quer se manter ativo após a aposentadoria.

Trabalhar no setor de telemarketing é garantia de benefícios que ajudam no orçamento familiar para quem está na terceira idade, como assistência médica e odontológica. A média de salário para a função de operador é de R$ 700, mas é possível fazer plano de carreira na empresa e conseguir remuneração de até R$ 5 mil no cargo de coordenador de atendimento.

As empresas também oferecem cursos gratuitos de capacitação, desenvolvimento de funcionários para cargos de gestão e programa de recrutamento interno que possibilita desenvolvimento de carreira.

Uma empresa de contact center instalada em Campinas (SP) possui no quadro de funcionários 124 pessoas com mais de 45 anos, sendo que 11 estão acima dos 60 anos. O operador Virgílio Amaral tem 53 anos e garante que disposição não falta para se manter em três empregos, entre eles em uma empresa de contact center instalada em Campinas (SP). Além de trabalhar em um escritório de advocacia e em uma Organização Não Governamental (ONG), ele divide o tempo no trabalho com telemarketing.

A aposentada Ruti Amaral não pensa em parar de trabalhar. Ela trabalha com atendimento ao cliente há nove meses e diz que já se adaptou à nova rotina, mesmo aos 62 anos. “Não dá pra parar. A gente para no tempo… Deprime, falta dinheiro, falta tudo…”, explica a aposentada.

Mara Lima também trabalhava como operadora, mas conseguiu se destacar e foi promovida para a função de monitora de qualidade. Para conseguir o novo cargo, a disputa foi com pessoas bem mais jovens. “Eu disputei a vaga com 17 pessoas, na maioria todos jovens. Foi prazeroso, porque pude perceber que sou capaz”, ressalta.

A gerente de recursos humanos da Atento, Christina Leon, que possui funcionários nesta faixa etária, explica que os funcionários acima de 45 anos são vantajosos para a empresa porque são mais compromissados com o trabalho. “Eles são habilidosos, pacientes, tranquilos. Não faltam, não atrasam, ficam mais tempo, se dedicam mais”, afirma.

Fonte: G1

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