sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Solidão na terceira idade faz mal à saúde, de acordo com geriatra


A solidão, além de piorar o estado emocional dos idosos, pode prejudicar a realização de tarefas diárias, como explica o geriatra Mário Luiz Brusque.

Um estudo americano conduzido pela departamento de geriatria da Universidade da Califórnia, correlacionou cientificamente a solidão em pessoas idosas com uma piora mais acentuada do estado funcional e aumento na mortalidade, corroborando com o conceito que muitos de nós temos de que o ser humano não foi feito para viver sozinho. O estudo Loneliness in Older Persons, publicado em junho deste ano, no periódico Archives of Internal Medicine, realizado com 1604 participantes e duração de 6 anos, perguntava se os investigados sentiam-se : 1- deixados de lado / 2- isolados / 3- com falta de companhia.

Os participantes foram divididos em dois grupos de acordo com suas respostas: grupo com solidão e grupo sem solidão. Os desfechos estudados durante o acompanhamento foram tempo até a morte e declínio da funcionalidade dos indivíduos, levando-se em conta quatro aspectos: dificuldade apresentada na realização de atividades da vida diária, dificuldade em uma série de tarefas realizadas com o tronco e membros superiores, dificuldade em subir escadas e declínio na mobilidade; no período de 6 anos.
Após uma série de correções para variáveis como doenças crônicas, uso de medicamentos, condições sócioeconomicas entre outras, os investigadores observaram que no grupo de pessoas que sentem-se só houve um risco aumentado de morte, maior declínio na realização de atividades da vida diária, maior dificuldade em subir escadas, maior declínio na mobilidade e maiores dificuldades com tarefas do tronco e membros superiores.
Os mecanismos pelos quais a solidão resulta na piora da saúde das pessoas não estão muito claros e devem ser foco de novos estudos no futuro. Entretanto esse estudo tem grande implicações para saúde pública uma vez que nos E.U.A um em cada três idosos relatam solidão.
É importante ressaltar que o sentimento de solidão reflete muito mais um estado emocional do que uma medida objetiva de isolamento social.
É possível estar ou viver com outras pessoas e mesmo assim sentir solidão
Portanto se o leitor quiser viver mais e melhor fica a dica: socialize-se, faça e cultive amizades, mantenha-se próximo ao seu círculo familiar, envolva-se em atividades da sua comunidade ou vizinhança e seja feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário