quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como avaliar a alimentação de um idoso?


Com a idade e devido a múltiplos fatores, os idosos deixam de comer com qualidade e, consequentemente, a alimentação passa muitas vezes para segundo plano, o que se reflete, naturalmente, de forma negativa no estado de saúde e bem-estar geral do idoso.

Ao cuidar de um idoso, é importante avaliar, regularmente, a sua dieta alimentar. Este teste vai ajudá-lo a determinar se o seu idoso está se alimentar bem ou mal.

Idosos X Alimentação
O envelhecimento traz com ele inúmeras transformações físicas, incluindo a alteração do paladar e do olfato – o que deixa de tornar a hora da refeição um momento de prazer para muitos idosos. No entanto, esses não são os únicos motivos pelos quais muitos idosos realizam uma má alimentação: a perda de apetite pode ser um efeito secundário dos medicamentos que o idoso toma ou então a fraca saúde oral (deglutição motora) também pode ser a responsável pela má alimentação.
Independentemente do motivo, é importante estar atento a dieta alimentar dos idosos.

Como avaliar a alimentação de um idoso
Este teste de perguntas foi elaborado para poder ser utilizado de forma periódica, pois, também sabemos que todos os idosos tem fases que comem bem, intercaladas com fases em que a sua alimentação não é a desejada. O ideal é fazer esta avaliação de seis em seis meses ou sempre que verificar grandes alterações nos hábitos alimentares ou no peso do idoso.
As perguntas podem ser feitas diretamente ao idoso (desde que ele tenha condições para responder), ou para o cuidador. Independentemente da situação, mantenha-se vigilante e contribua para a alimentação correta do idoso.

Teste da avaliação alimentar
Se o idoso responder sim à maioria das perguntas constantes desta avaliação alimentar, então recomenda-se que marque uma consulta com o seu médico o mais rápido possível.

01.Tem alguma alergia alimentar?
02.O idoso perdeu peso recentemente? Se sim, quanto?
03.Sentiu alguma perda de apetite recentemente? Se sim, quanto tempo durou essa fase? (dias, semanas, meses?)
04.O idoso realizou alguma dieta específica recentemente? Se sim, que tipo de dieta e qual a sua duração?
05.O idoso tem dificuldade em mastigar os alimentos?
06.O idoso tem dificuldade em engolir os alimentos?
07.O idoso come duas ou menos refeições por dia?
08.O idoso come pouca fruta, legumes e laticínios? Quantas porções por dia?
09.O idoso bebe pouca água? Quantos copos por dia?
10. O idoso ingere mais do que três doses de bebidas alcoólicas por dia?
11. O idoso faz a maioria das suas refeições sozinho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário