sexta-feira, 23 de março de 2012

Carnaval Terapêutico da Casa Bonsai Recanto do Idoso

Objetivos da Festa de Carnaval Geriátrica:
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características e mostrar a evolução para o Carnaval nos dias de hoje, estimulando a cognição lúdica.

Resgatar nos idosos o interesse em relação às folias carnavalescas, buscando as tradições religiosas.



Produzir trabalhos manuais para decoração do ambiente, trazendo identificação pessoal de cada hóspede, estimulando a parte física e motora.

Relembrar o passado sem sentimentos de saudosismo e pesar, pelo contrário, trazer somente as passagens sadia. A influência do fato antigo ao samba atual.
Mostrar que no processo do envelhecimento, o samba (a musicoterapia) pode oferecer sentidos aos momentos e as épocas, buscando a reflexão dos sentimentos e sonorizando a realidade.



Pontos a serem atingidos:
Objetivos motores:
Coordenação motora fina e grossa, Força, Amplitude de movimento, Motricidade fina e grossa, Bilateralidade e Trilateralidade, Psicomotricidade, Respiração (Controle de saturação) e Postura.
 
Objetivos Sensoriais:
Cognitivo, Concentração, Atenção, Perceptiva, Senso espacial e Equilíbrio.

 
Objetivos Psicológicos:
Resgate de memória, Emocionais, Atos passivos, Independência, Cooperação, Responsabilidade, Preservação de memória, Expectativa, Ansiedade e Criatividade. 



Atividade:
Identificar músicas de Carnaval, marchinhas e enredos (cantar e/ou ouvir) e como dança (“folia”) dinâmicas em grupo fazendo interação entre os hóspedes, com foco nos estímulos da fisioterapeuta.
ü Cumprimento Criativo – Quando a marchinha parar, todos devem fazer um cumprimento criativo para o outro (usar cotovelos, pernas, cabeça, tronco, etc).


ü Abraço comunitário – Quando a marchinha parar, abraçar o número de pessoas que for destinado (ex: abraçar 7 pessoas ao mesmo tempo, depois 10 pessoas,  até que fique 01 único abraço com todos os participantes).



ü Não deixar a bexiga cair – Conforme todos dançam as marchinhas, as bexigas serão retiradas uma a uma do salão e eles não podem deixá-las cair no chão, trabalhando a cooperatividade e a união.



Nenhum comentário:

Postar um comentário