domingo, 9 de junho de 2013

Livreto para ajudar a manter a relação de avós com Demência e seus netos

Pesquisadores do Instituto de Envelhecimento de Oxford  produziram um folheto cheio de ideias sobre como manter as relações entre as gerações, quando um avô sofre de demência.

Baseado em um estudo em profundidade de seis famílias, a cartilha se concentra nas necessidades das crianças com idade inferior a 12 anos.
Desenvolvido com as famílias a cartilha contém explicações sobre mudanças de comportamento provocadas pela demência, e ideias práticas sobre como incentivar a interação permanente entre as crianças e seus avós.

A professora Sarah Harper realizou a pesquisa com sua colega Jenny La Fontaine e concluiu que: ”Nós encontramos que os pais geralmente são os porteiros para saber se há ou não um relacionamento de sucesso entre as crianças e seus avós. Queremos educar os pais sobre os benefícios para toda a família de envolver seus filhos no apoio à pessoa com demência.”

Embora a demência afete a todos na família, a maioria das pesquisas se concentra na pessoa com demência ou seus cuidadores principais. No estudo de Oxford, os pais, os avós e as crianças de seis famílias foram entrevistadas, assim como alguns dos profissionais envolvidos no apoio a eles. Com base nas entrevistas, os investigadores encontraram o seguinte:
- O relacionamento com os netos pode proporcionar uma sensação de realização para as pessoas com demência, especialmente quando a demência está causando grandes desafios e mudanças em suas vidas. A maioria dos avós com demência que participaram da pesquisa tinham um senso forte de sua identidade como um avô, e percebiam esse papel como importante para eles.

Mesmo quando a demência afetou habilidades verbais, os avós ainda eram capazes de expressar a sua identidade através de interações em um nível emocional, como mostrar a felicidade de ver seus netos e por poder partilhar actividades.
- As crianças muitas vezes não têm expectativas rígidas sobre como seus avós devem se comportar. Como um pai explica no encarte: “Não faz sentido que o avô de Pedro, deveria ser melhor em algo do que ele, às vezes, ele permite que o meu pai seja bom em alguma coisa.”

Se a pessoa com demência está experimentando mudanças graduais, as crianças podem experimentá-los em um ritmo diferente dos adultos. Eles podem ser inicialmente menos cientes das mudanças e não comentá-las, concentrando-se  ”no momento” do avô. 

Os pesquisadores descobriram que as crianças acham difícil falar sobre seus avós, porque eles se sentem desleais. Eles concluíram que o melhor conselho para as famílias é criar oportunidades para conversar, e ser aberta sobre o que está acontecendo, e dar informações para adequar o nível de compreensão da criança.
Ajudar as crianças a compreenderem o que está acontecendo é particularmente importante quando a família em geral tem dificuldade para se adaptar à nova situação, e quando a demência de seus avós progride e as mudanças
se tornam mais evidentes isso se torna essencial. Os pesquisadores recomendam responder a todas as perguntas das crianças. Assim como para que os adultos da família cheguem a um acordo sobre a explicação coerente para dar às crianças.

Para garantir que as crianças continuem a se envolver com os avós, os investigadores recomendam que os adultos prestem um apoio prático para ajudá-los. Uma das sugestões é discutir de antemão o que eles poderiam falar durante a visita, tais como uma experiência recente ou contar uma história específica.
Avós podem também necessitar de sugestões ou incentivo sobre quais atividades podem participar com os seus netos. Infelizmente, quando a demência de um avô afeta o funcionamento do lobo frontal ou leva a uma mudança súbita e dramática na capacidade de se relacionar de forma adequada, há o potencial para que o relacionamento possa resultar em uma experiência negativa para a criança.

A professora Harper está convencida de que para muitas crianças, particularmente para aquelas que são um pouco mais velhas, dar apoio a um avô com demência pode trazer um tremendo senso de valor e responsabilidade.
As famílias envolvidas no projeto de pesquisa estão dispostas a criar um guia prático para ajudar outras famílias a cultivarem as relações entre as crianças e seus avós. Eles trabalharam com os pesquisadores a desenvolver o conteúdo do livreto, intitulado “Managing Together, Keeping Connected”.




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