sábado, 27 de outubro de 2012

Dicas para vestir um idoso com demência (Senil, Alzheimer, DFT, etc)


Auxiliar o paciente com a escolha adequada das peças do vestuário pode evitar situações constrangedoras. Observe quando o paciente apresenta dificuldades para fazer suas escolhas independentemente, e comece a auxiliá-lo. É importante que todas as pessoas da família sejam bem informadas do que acontece com o paciente, especialmente os netos, que por desconhecerem o que está acontecendo com os avós, podem inconscientemente causar situações de constrangimento, depressão, irritabilidade e agressividade.
Talvez você já tenha vivenciado situações deste tipo. Embora ela possa causar irritação para o cuidador, é preciso que haja entendimento de que para o paciente está tudo certo. Gradativamente, esta pessoa perde a capacidade de critica e julgamento, e por esta razão, não consegue diferenciar o que está certo e o que está errado.
Tente resolver este problema, escolhendo previamente duas mudas de roupa, e apresente-as para o paciente perguntando-lhe qual das duas ele gostaria de usar. Além do vestuário adequado ao clima e grau de dependência apresentado, dá ao paciente uma sensação de independência, pois a escolha final é dele.
Estimular o vestiário independente é ideal, mas ... Pense que prevenir acidentes também!!!
Observe que é difícil para alguém que está perdendo sua habilidade de executar tarefas familiares, como vestir-se. Em alguns momentos, apenas orientar e observar pode não ser suficiente, e neste caso, o auxílio do cuidador é indispensável.

Vestuário
Escolher e colocar a roupa pode ser frustrante para a pessoa com demência. A pessoa pode não se lembrar de como se veste, qual é a ordem das roupas ou pode ficar sobrecarregada com as escolhas ou a tarefa em si.

Organize-se
·        Simplifique escolhas. Mantenha os armários livres de roupas, sem excesso. Uma pessoa pode entrar em pânico se a escolha da roupa tornar-se sufocante. Se conveniente, dê a pessoa a oportunidade de selecionar suas roupas favoritas ou cores, mas procure oferecer apenas duas opções.
·        Organize o processo. Coloque as roupas na ordem em que cada item deve ser colocado. Dê na mão da pessoa um item de cada vez e dê instruções curtas e simples, como "Coloque a sua camisa", ao invés de "vestir-se" (comandos de voz).
·        Escolha roupas confortáveis e simples. Cardigans, camisas e blusas com o botão na frente são mais fáceis de manusear do que pulôver. Use velcro para substituir botões, fechos ou zíperes, que podem ser muito difíceis de lidar. Verifique se a roupa está folgada, principalmente na cintura e quadris - e escolha tecidos macios e elásticos.
·        Escolha sapatos confortáveis e antiderrapantes. Tenha certeza que a pessoa e seus pés estão confortáveis.

Seja flexível
·        Se a pessoa com Alzheimer quer usar várias camadas de roupa não tem a menor importância, apenas certifique-se de que ele ou ela não esteja superaquecido.
·        Ao ar livre, verifique se a pessoa está vestida adequadamente para o clima.
·        Se a pessoa demente quer usar a mesma roupa várias vezes, compre duplicada da mesma roupa ou tenha opções similares disponíveis. 

Ofereça elogios sempre. 
·        Se a roupa é inadequada não ofereça críticas.
·        Seja paciente. Apressar a pessoa pode causar ansiedade e frustração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário