1.
Esteja preparado
ü
Mantenha um
diário de sintomas; incluindo as datas, horários, freqüência e principalmente a
gravidade das queixas. Isso pode economizar tempo e aliviar o médico de ter que
te jogar 20 perguntas depois que ele falar: "O que o traz aqui hoje?"
ü
Anote as perguntas
e dúvidas que você quer fazer ao médico. Se a lista for longa, peça ajuda ao
médico para priorizar as suas preocupações e agendar visitas de acompanhamento
para resolver as questões pendentes, conforme necessário.
ü
Leve uma lista de
todos os medicamentos e horários que está fazendo uso, bem como os suplementos e
vitaminas. Uma lista “up-to-date” inclui nomes dos medicamentos, dosagem e
frequência de uso.
ü
Designar um
membro da família como o principal responsável por todos os registros médicos
relacionados e os resultados dos exames. Se esse é o seu trabalho, use a lista
de verificação para criar sistemas e manter estas informações organizadas para
compartilhá-los com outros membros da família.
2.
Colher o máximo de informações
ü
Tomar notas ou
gravar (com permissão) o que o médico tem a dizer. Dessa forma, você não
esquece os principais detalhes da consulta médica e pode compartilhá-las com
precisão após a visita, tais como informação do paciente, do médico ou
enfermeiro sobre as condições de saúde ou tratamentos.
3.
Estabeleça um relacionamento com seu médico
ü
Tal como acontece
com colegas, cônjuges, filhos e pais, a comunicação eficaz é fundamental para a
construção de uma boa relação de trabalho e relação de confiança com o seu
médico.
ü
Definir uma
agenda realista juntos, no início da visita, ajuda com clareza a seguir os
passos para o objetivo comum.
ü
Ouça seu médico.
Isso pode ser mais difícil do que parece.
ü
Seja honesto
sobre o cumprimento com os tratamentos e terapias prescritas anteriormente.
ü
Aprimore suas
habilidades nos cuidados da saúde.
4.
Saia da consulta com um plano de ação traçado junto com o médico
ü
Um plano para a qualidade
de vida pode ser verbal ou por escrito, passando por tópicos importantes na
vida do paciente, tais como:
ü
Quais são os medicamentos
indicados para o início do plano e quais são os medicamentos que serão
cancelados o uso. Quais efeitos colaterais que isso pode acontecer e o que justifica
uma ligação ou visita ao seu consultório?
ü
Quais exames
iremos acompanhar e com qual periodicidade?
ü
Quando será o
retorno na consulta médica e quais exames precisamos levar? O que esperar com este plano de qualidade de
vida?
ü
O que não pode
acontecer durante este processo?
ü
Qual a
periodicidade para fazer o check-in?
5.
Acompanhe os resultados
Faça
o acompanhamento de todos os resultados dos exames e dos objetivos traçados na
consulta.
Anote
as evoluções e as descompensações, junto com os dias e horários relacionados.
6.
Seja educado
É
comum você “descontar” suas frustrações e ansiedades sobre o médico e/ou
tratamento na equipe. Ficar irritado com o pessoal não vai fazer você ver o
médico mais cedo ou seu ente curado.
Se
você tem um interesse genuíno sobre como a clínica funciona ou como a equipe procede
com seus pacientes, coloque a sua reclamação ou crítica por escrito e envie para
o departamento pertinente ou diretamente para o médico.
Igualmente
importante; se o médico e todo o pessoal da equipe forem cordiais com você e
seu ente, te tratando bem, faça o mesmo procedimento: encaminhe, por escrito,
os elogios e o quanto você está satisfeito com os serviços, pois no final todos
os prestadores querem ser edificados e reconhecidos pelo trabalho para a cada
dia melhorar e manter o melhor serviço.
Por: Sênior Caring.com
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