A
realidade virtual está sendo utilizada em países como o Canadá e Estados
Unidos, há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação.
Hoje nossa terapia teve foco em: estratégia de movimentos (manter
e ganhar amplitude, força muscular global), mudança de direção, equilíbrio
dinâmico, noção espacial e atenção.
Tivemos
que transpor obstáculos de madeira que estavam dispostos em linha reta, e andar
sobre colchonete casca de ovo e de EVA, girando o corpo (mudando de direção) e
voltando a posição inicial.
Esta
tarefa foi proposta para estimular as estratégias de equilíbrio durante o
caminhar, quando necessário mudança repentina de direção, além de equilíbrio
dinâmico, propriocepção e atenção;
Dispostos
um ao lado do outro, em pé, sobre colchonete casca de ovo e de EVA, proposta
atividade de movimentação ativa de tronco (rotação) e de membros superiores
(incluindo todas as articulações – ombro, cotovelo, punho e de dedos)
promovendo, assim, ganho e manutenção de amplitude de movimento, além de
reações de equilíbrio e propriocepção;
Atividade
com a realidade virtual – usando o console Wii, com jogo de tênis, promovendo movimentação
ativa de membros superiores, além de estimular equilíbrio, coordenação
visuo-motora, estímulos visuais, reações de equilíbrio;
Com
esse objetivo melhora a função sensorial motora e cognitiva, aumenta o tempo de
reação, aumenta o quociente intelectual, além de melhorar a autoestima e o
contato social, fazendo da sessão de fisioterapia muita mais divertida e dinâmica.
Ao
final realizamos nosso relaxamento com movimentos suaves de membros superiores
associados a respiração diafragmática; alongamentos musculares, mobilização articular
de membros superiores e região cervical, buscando potencializar capacidade
pulmonar, relaxamento, amplitude de movimento.
Fonte: casabonsai.com.br
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