Conhecido
por empregar principalmente jovens na situação do primeiro emprego, o setor de
telemarketing está em busca de profissionais da terceira idade.
Maturidade
e comprometimento estão entre as razões para que as empresas invistam neste
perfil. Para trabalhar como operador, função que emprega a maior parte dos
funcionários no setor, não é preciso experiência. Isso estimula quem está a
procura de uma recolocação profissional já em idade avançada ou quem quer se
manter ativo após a aposentadoria.
Trabalhar
no setor de telemarketing é garantia de benefícios que ajudam no orçamento
familiar para quem está na terceira idade, como assistência médica e
odontológica. A média de salário para a função de operador é de R$ 700, mas é
possível fazer plano de carreira na empresa e conseguir remuneração de até R$ 5
mil no cargo de coordenador de atendimento.
As
empresas também oferecem cursos gratuitos de capacitação, desenvolvimento de
funcionários para cargos de gestão e programa de recrutamento interno que
possibilita desenvolvimento de carreira.
Uma
empresa de contact center instalada em Campinas (SP) possui no quadro
de funcionários 124 pessoas com mais de 45 anos, sendo que 11 estão acima dos
60 anos. O operador Virgílio Amaral tem 53 anos e garante que disposição não
falta para se manter em três empregos, entre eles em uma empresa de contact
center instalada em Campinas (SP). Além de trabalhar em um escritório de
advocacia e em uma Organização Não Governamental (ONG), ele divide o tempo no
trabalho com telemarketing.
A
aposentada Ruti Amaral não pensa em parar de trabalhar. Ela trabalha com
atendimento ao cliente há nove meses e diz que já se adaptou à nova rotina,
mesmo aos 62 anos. “Não dá pra parar. A gente para no tempo… Deprime, falta
dinheiro, falta tudo…”, explica a aposentada.
Mara
Lima também trabalhava como operadora, mas conseguiu se destacar e foi
promovida para a função de monitora de qualidade. Para conseguir o novo cargo,
a disputa foi com pessoas bem mais jovens. “Eu disputei a vaga com 17 pessoas,
na maioria todos jovens. Foi prazeroso, porque pude perceber que sou capaz”,
ressalta.
A
gerente de recursos humanos da Atento, Christina Leon, que possui funcionários
nesta faixa etária, explica que os funcionários acima de 45 anos são vantajosos
para a empresa porque são mais compromissados com o trabalho. “Eles são
habilidosos, pacientes, tranquilos. Não faltam, não atrasam, ficam mais tempo,
se dedicam mais”, afirma.
Fonte:
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário