E o que é mais dramático: os principais causadores dos maus tratos estão dentro de casa, das instituições asilares e dos hospitais!
Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo. Atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso. Explico: é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros.
É o uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS. Um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o orçamento familiar.
O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar!
Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.
O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a moradia e a proteção econômica devida.
Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes.
Onde pode ocorrer os maus tratos?
ü Na casa do próprio idoso
ü Na casa do cuidador
ü Na comunidade em que reside
ü Nas instituições de longa permanência
ü Nos hospitais
Muitas vezes pode acontecer por um gesto impensado, mas também há casos de ações premeditadas de agredir sistematicamente o idoso.
Algumas outras causas, dentro de casa, que podem gerar os maus tratos:
ü Relação desgastada na família
ü Cansaço excessivo do cuidador
ü Incapacidade do cuidador de oferecer cuidado adequado
Nas instituições de longa permanência, os maus tratos ocorrem quando há uma administração deficiente, com capacitação inadequada do pessoal, supervisão de enfermagem defasada e falta de profissionalismo eminente.
Algumas dicas para ajudar a evitar que isto aconteça em sua casa:
ü Em primeiro lugar, reconhecer que o idoso dependente também é cidadão e tem assegurados todos os seus direitos pelo Estatuto do Idoso.
ü Entender que maus tratos existem.
ü Aprender a buscar ajuda para melhorar o cuidado, dividindo-o com outras pessoas.
ü Sempre refletir diariamente sobre seus atos ao cuidar do idoso, procurando alguma falha que esteja ocorrendo, e que no futuro, possa evoluir para uma situação de maus tratos.
ü Denunciar maus tratos, seja em casa ou na comunidade.
ü Procurar as redes de apoio existentes em sua cidade ou estado, tipo conselhos municipais de idosos, ouvidoria do município, delegacia ou promotoria.
**Relação desgastada na família
ResponderExcluir...
ao meu ver, que é a DECEPÇÃO ===
- Nada me tira da cabeça, que, após uma DISCUSSÃO, com um ente MUITO QUERIDO, o idoso possa vir a manifestar , ANTECIPADAMENTE, problemas ( neurológicos ou sintomas variados).
Estou vivenciando um fato que é bem por aí... apesar de não ter, ainda, a confirmação médica.
Meu marido ( já com uma idade mais avançada, ele tem 78anos - estamos juntos há 7anos) vem apresentando alguns sintomas, trejeitos...passos miúdos...Curvando-se, como se estivesse carregando o mundo nas costas...
que, só se manifestaram depois de uma discussão com uma neta, a qual é ela na Terra e Deus no Céu - tamanha a admiração q ele tem (0u tinha) por ela.
ANTES ele era todo espertinho...dinâmico...fazia Natação, Curso de Computação...gosta fazer, ELE MESMO, as compras da casa...SENTE PRAZER EM SER ÚTIL.
ESTE É APENAS UM DEPOIMENTO LEIGO - como disse antes, SEM BASES MÉDICAS.
DE UMA PESSOA QUE VEM, APENAS, OBSERVANDO O SEU COMPANHEIRO.
Aliás, já estamos providenciando clínicos p/ nos ajudar.
OBRIGADA.