A artrite é uma doença crónica que é caracterizada pela inflamação das articulações e afeta principalmente as pessoas mais idosas. Embora não exista cura para a maioria das formas de artrite, existem várias terapias que podem ser aplicadas para atenuar o sofrimento que ela provoca.
Saiba como aliviar as dores da artrite e melhore consideravelmente a qualidade de vida de um idoso.
A escolha do tratamento mais adequado depende do tipo de artrite, da gravidade dos sintomas principais, da saúde geral do paciente, entre outros fatores. Além dos medicamentos prescritos, estas terapias podem ajudar a atenuar a dor e o desconforto que é causado pela doença.
Para ter uma maior qualidade de vida e aliviar as dores da artrite, deve seguir os passos seguintes:
Alterar entre o calor e o frio
Algumas pessoas encontram alívio na aplicação de determinadas quantidades de calor ou frio, ou de ambos, em forma sequencial. Pode atenuar a dor da artrite ao aplicar na zona afetada pequenas quantidades de calor ou frio durante 15 minutos de cada vez.
Como obter calor
Para obter calor, pode utilizar toalhas ou compressas quentes ou pode optar por um banho com água fervida. Por outro lado, pode manter um idoso sempre quente, ao fazer-lhe a cama com lençóis de flanela e ao colocar-lhe garrafas de água quente sobre as áreas mais doridas. Para as pessoas que apresentam rigidez matinal, a utilização de uma almofada aquecida com ferro de passar antes de se levantar garante os melhores resultados. Caso contrário, a melhor solução é tomar um banho bem quente.
Como obter frio
O frio ajuda a anestesiar as zonas do corpo mais sensíveis e é muito útil para as articulações doridas e inchadas. Como tal, deve utilizar blocos de gelo que são vendidos nos postos de gasolina e nos supermercados para atenuar a dor nas zonas afetadas. A utilização de sacos de milho ou de ervilhas congeladas é outra boa opção pois estes pacotes são maleáveis e adaptam-se a forma do corpo.
Evitar o excesso de stress sobre as articulações
Atualmente, existem vários aparelhos que ajudam um idoso a realizar as tarefas mais básicas do dia-a-dia, evitando assim o excesso de pressão sobre as respetivas articulações. Deve procurar itens de cozinha de fácil utilização, como abre-latas de borracha e dispositivos práticos de banheiro, como corrimões e barras de apoio. Ao adquirir este tipo de aparelhos conseguirá evitar o excesso de stress sobre as articulações e assim as dores não surgirão com tanta frequência.
Adquirir cremes e analgésicos
Para quem sofre de dor de artrite suave, é aconselhável que adquira um creme ou analgésico específico, pois estes podem ajudar a aliviar temporariamente uma determinada dor. Normalmente, estes produtos apresentam uma combinação de ingredientes muito eficaz, como a capsaicina que, ao ser aplicada na pele, esgota a dor do neurotransmissor, conhecido como substância P. O alívio que estes cremes e analgésicos provocam é momentâneo e, como tal, devem ser reaplicados com regularidade.
Obter sapatos com palmilhas
Os sapatos com palmilhas ajudam a reduzir drasticamente a dor nos pés e nos joelhos. Este tipo de calçado é, sem dúvida, muito funcional e encontra-se à venda na maioria das farmácias e lojas especializadas.
Ingerir suplementos
Os sulfatos de Glucosamina e de condroitina podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite. Estes suplementos são substâncias químicas que fortalecem a cartilagem em torno das articulações e isso faz com que se movimente com mais confiança. É de realçar que um dos sintomas principais da artrite é o enfraquecimento ósseo e, como tal, devem ser ingeridos suplementos ricos em cálcio. Um adulto com mais de 50 anos de idade, deve ingerir diariamente cerca de 1.200 mg de cálcio para reforçar a saúde dos seus ossos e também para se prevenir dos riscos da osteoporose.
Fazer exercício
O exercício físico é um dos melhores tratamentos para a artrite, uma vez que ajuda a diminuir as dores e a aumentar a flexibilidade. Nesse sentido, todas as pessoas que sofrem de artrite devem fazer exercício físico com regularidade e nos seus treinos devem incluir as seguintes atividades:
· exercícios de flexibilidade: para aumentar a capacidade e dinâmica de movimentação
· exercícios de cardio: para melhorar a resistência e diminuir a fadiga
· exercícios de fortalecimento: para melhorar o condicionamento muscular
Tenha atenção que a quantidade e a forma de exercício dependerá das articulações que precisam ser trabalhadas e, como tal, é fundamental que pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta quais são os melhores exercícios.
Perder peso
O excesso de peso coloca uma enorme pressão sobre as articulações, o que conduz ao aparecimento de dores insuportáveis. Dessa forma, perder peso é de extrema importância, uma vez que ajuda a aliviar as dores da artrite, fazendo com que as articulações fiquem menos pressionadas. Tenha em consideração que a maneira mais saudável de perder peso passa por uma alimentação rica e variada e praticar exercício físico de uma forma regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário