quarta-feira, 13 de julho de 2011

6 dicas para aliviar as cãibras, espasmos musculares e tremores nos Parkinsonianos

A doença de Parkinson é caracterizada por uma mobilidade reduzida e dolorosa que se manifesta na maioria das vezes na forma de cãibras, espasmos musculares e tremores. Existem, no entanto, 6 dicas das quais os doentes podem recorrer de forma a aliviar esses sintomas.

Massagem:
Seja ela uma auto-massagem ou administrada por quem cuida de um Parkinsoniano, uma massagem diariamente, de preferência à noite, é um alívio ótimo para as cãibras que afetam frequentemente as pernas.

Banho morno:
Um banho de imersão com água morna (evite a água muito quente, uma vez que pode aumentar o cansaço nos Parkinsonianos) é um excelente bálsamo para os espasmos musculares e as cãibras.

Bola anti-stress:
As pequenas bolas de borracha flexíveis, denominadas bolas anti-stress, são recomendadas para uso manual uma vez que contribuem para a redução dos tremores que afetam as mãos – um dos sintomas mais frequentes na doença de Parkinson.

Compressa quente:
O recurso a uma compressa quente é uma forma rápida e eficaz de aliviar espasmos musculares e cãibras, principalmente em zonas localizadas do corpo.

Compressa fria:
Uma compressa fria ou mesmo um saco com gelo é uma boa opção para o Parkinsoniano conseguir aliviar e relaxar músculos e articulações doridas.

Deitar no chão:
Ao primeiro sinal de um tremor, o Parkinsoniano deve, se conseguir (se não, deve pedir ajuda), deitar-se de barriga para baixo no chão, relaxando o corpo durante 5 ou 10 minutos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário