sábado, 28 de maio de 2011

Conheça melhor o corpo do idoso

À medida que o ser humano envelhece, é natural que existam mudanças físicas no seu corpo. Saiba o que acontece ao corpo humano quando se envelhece e mantenha-se sempre jovem ao cuidar de si e da sua forma física.
O envelhecimento do corpo humano.
O corpo humano tem um ritmo de envelhecimento muito próprio e, com o passar dos anos, é natural que existam mudanças significativas na forma física de cada um. A maneira como o corpo humano envelhece depende, em parte, dos laços genéticos que o ligam a família, mas não resulta exclusivamente deles.

O estilo de vida, os exercícios e os hábitos alimentares tem um impacto muito forte na forma como o corpo envelhece. Um estilo de vida saudável pode diminuir muitos dos efeitos do envelhecimento e essa é uma opção que se revela nas escolhas que cada um faz.


Os indicadores de envelhecimento.
Existem vários sinais que mostram que o corpo humano está envelhecendo e, como tal, é indispensável que saiba observá-los e que os transforme a seu favor. Dos indicadores de envelhecimento mais importantes e que mais se evidenciam no corpo humano, deve se ter em atenção os seguintes:

ü  A pele
Com o avançar da idade, a pele fica menos elástica e é natural que surjam mais linhas e rugas à sua superfície. As glândulas da pele vão produzindo cada vez menos óleo, o que faz com que a própria pele fique mais seca e estragada. Para que isso não aconteça e para retardar o envelhecimento da pele, deve utilizar cremes hidratantes e um protetor solar para proteger a sua pele dos raios ultravioletas. É também aconselhável a utilização de um chapéu ou um boné para estar mais protegido dos malefícios do sol.

ü  O cabelo
O cabelo ou a ausência dele é um dos indicadores principais do envelhecimento humano. Os problemas capilares podem ser provocados pelas mais variadas razões, desde o stress do dia-a-dia, aos maus hábitos alimentares, depressões, até ao excesso de gordura no cabelo e é por isso que é normal que o cabelo vá perdendo a sua cor original e vá ficando cada vez mais fino. Atualmente, existem vários tratamentos capilares que impedem o aparecimento da calvície.

ü  A altura
Quando um indivíduo atinge os 80 anos de idade, é comum que tenha perdido cerca de 2 centímetros da sua altura total. Essa alteração deve-se às mudanças existentes na postura normal e na compressão das articulações principais, como os ossos da coluna e os discos da coluna vertebral.

ü  A audição
A audição é um dos sentidos mais afetados pelo envelhecimento. As dificuldades auditivas iniciam-se a partir dos 40 anos de idade e aumentam exponencialmente a partir dos 60 anos. Os sons de alta frequência são mais difíceis de serem ouvidos e as mudanças no tom e no discurso passam a ser menos claras e percetíveis. Uma das melhores soluções passa pela utilização de um aparelho auditivo.

ü  A visão
A maioria das pessoas que tem mais de 40 anos de idade desenvolve a necessidade de utilizar óculos para enxergar melhor. Com o passar do tempo, é normal que a visão vá ficando cada vez mais cansada e desgastada e isso pode conduzir à perda da visão noturna e da respectiva acuidade visual. Para não perder a eficácia da sua visão, é necessário utilizar óculos que tenham a graduação mais adequada para os seus olhos.

ü  Os ossos
Durante a vida adulta, os ossos perdem gradualmente o seu conteúdo mineral e ficam com menos força, resistência e densidade. Quando as mulheres atingem a menopausa, os riscos da perda da densidade óssea são maiores e isso aumenta as hipóteses de sofrerem de osteoporose. Para que isso não se suceda, é fundamental realizar exercício físico com regularidade, ingerir cálcio e vitamina D diariamente e, acima de tudo, evitar fumar ou beber café.

ü  O metabolismo e a composição corporal
Quando se começa a envelhecer, o corpo humano precisa de mais energia para desempenhar as suas funções habituais e o seu metabolismo vai diminuindo. As alterações hormonais que acontecem no organismo resultam num aumento da gordura corporal e na diminuição da massa muscular. Nesse sentido, a melhor maneira de gerir estas mudanças é ingerir menos calorias e manter ou aumentar a sua atividade física. Quando a massa muscular é fortalecida, o metabolismo fica mais rápido e funcional.

ü  O cérebro e o sistema nervoso
As alterações da memória são uma parte vulgar do processo de envelhecimento e é normal que determinados episódios não sejam recordados. No entanto, isso pode ser melhorado e trabalhado. Basta exercitar o cérebro com a realização de palavras cruzadas e jogos lúdicos, assim como a realização de exercícios físicos que aumentam o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o cérebro.

ü  O coração e a circulação sanguínea
O coração torna-se menos eficiente à medida que o corpo envelhece, pois é obrigado a trabalhar mais para fazer exatamente as mesmas atividades que fazia. Por conseguinte, a energia e a resistência humana vão diminuindo quando o coração necessita de trabalhar mais.
ü  Os pulmões
Com a ausência de atividade física, os pulmões fornecem menos oxigênio para o corpo desempenhar as suas funções mais básicas e isso é muito prejudicial para a saúde humana. Para manter os seus pulmões fortes, é necessário que mantenha uma atividade física regular.

ü  Os rins
Os rins tendem a diminuir o seu tamanho e as suas funções quando o corpo começa a envelhecer. Eles não purificam tão rapidamente os resíduos e os medicamentos que se encontram no organismo, não ajudam o corpo a lidar de forma tão eficaz com a desidratação. Nesse sentido, é fundamental que beba muita água e que elimine a ingestão de qualquer tipo de toxina alcoólica e medicamentos desnecessários.

ü  A função sexual
A partir dos 50 anos de idade, os homens e as mulheres produzem níveis mais baixos de hormônios. Os homens produzem menos espermatozóides e o seu tempo de resposta sexual diminui, apesar do seu impulso sexual ser exatamente igual. As mulheres param de ovular e enfrentam uma série de mudanças durante a menopausa, uma vez que esta está ligada à menor produção de estrogénio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário