quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Lei que dispensa idoso doente de ir a órgãos públicos

Lei encarrega o poder público de providenciar visita à casa do paciente

O “Diário Oficial da União” publicou a lei que dispensa idosos que estejam doentes de comparecer a órgãos públicos para resolver assuntos pessoais ou atender a eventuais chamados do governo. Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a nova lei já está em vigor.

Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado em caráter terminativo, o texto seguiu direto para a sanção da Presidência da República, sem passar pelo plenário da Casa. Dilma sancionou a proposta sem vetos.

A nova lei prevê que nos casos em que o comparecimento do idoso ao órgão público for de interesse do governo, a administração deverá providenciar uma visita à casa do paciente. Caso a ida ao órgão público seja para tratar de assunto de interesse pessoal do idoso, ele poderá indicar um procurador legal como representante.


Ainda de acordo com a nova legislação, o laudo médico que vai atestar que o idoso está doente poderá ser expedido pela perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou por algum serviço privado de saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nos dois casos, o atendimento deverá ser feito na casa do idoso.


Fonte: G1

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Guia Prático de Direitos da Pessoa Idosa é lançado em São Paulo

O Ministério Público do Estado de São Paulo, em conjunto com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Escola da Defensoria Pública do Estado e a Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho), lançaram o Guia Prático de Direitos da Pessoa Idosa.
A publicação é destinada a orientar os idosos sobre os seus direitos em relação à saúde, à família, à educação, à cultura, ao esporte e lazer, à inclusão digital, entre outros temas.

Os endereços das 22 unidades da UNATI (Unidade Aberta à Terceira Idade), mantida pela UNESP, das Delegacias e Promotorias do Idoso na capital, também podem ser encontrados na publicação. Um dos capítulos trata exclusivamente dos benefícios da Previdência Social à pessoa idosa, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição e pensão por morte.
Há também informações sobre a atuação da Defensoria Pública e endereços dos Juizados Especiais. Segundo a promotora de Justiça do Idoso da capital, Cláudia Maria Beré, o guia pode ajudar os idosos e a sociedade.

O guia pretende auxiliar as pessoas idosas e a sociedade a conhecer os direitos previstos no Estatuto do Idoso, que completou 10 anos em 2013, bem como orientar sobre como e onde exigir respeito a esses direitos.

Milhares de exemplares serão entregues à população idosa por todas as instituições envolvidas no projeto. A cartilha também estará disponível para download no site do MP.



segunda-feira, 23 de junho de 2014

Recomeçar a vida profissional após aos 60 anos, é possível?

Com o aumento da expectativa da vida e a percepção das empresas sobre a importância de manter e contratar profissionais experientes, seis décadas de vida e muitos anos dedicados à carreira podem significar não a aposentadoria, mas sim um recomeço profissional.

Para a psicóloga Marcia Luz, bastam alguns cuidados e atitudes relacionadas a comportamento e estilo de vida para que profissionais experientes encontrem a felicidade profissional e afastem definitivamente o estereótipo de que a aposentadoria deve ser dramática.

Márcia atua como coach executiva e pessoal formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI) e autora dos livros “Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena” (2005), “Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena” (2007), “Construindo um Futuro de Sucesso” (2009) e “Agora é pra Valer” (2012).

Confira as 10 dicas para quem quer se recolocar no mercado aos 60 anos:

(1) PREPARE O SEU CURRÍCULO
Ele não precisa ser extenso. Restrinja-se às informações mais relevantes em termos de carreira, escolaridade e principalmente mostre de que forma você pode contribuir para a sociedade.

(2) BUSQUE ENTREVISTAS
Busque obter uma entrevista na empresa que está interessado. Eles precisam saber que você existe. Mostre o seu valor. Atitude pró-ativa impressiona e desbanca o conhecimento o tempo todo.

(3) REDE DE CONTATOS
Avise seus contatos que está à disposição para novas empreitadas. O mercado precisa de pessoas experientes e de confiança para assumir funções estratégicas.

(4) VOLTE A ESTUDAR
No mundo do conhecimento, essa opção precisa ser uma constante. Descubra cursos em suas áreas de interesse. E pode ser algo muito diferente do que você faz hoje. Procure identificar o que gosta de fazer, quais são seus hobbies. Lembre-se que sempre é possível  começar uma nova carreira do zero.

(5) UTILIZE A INTERNET COMO ALIADA 
Na rede você pode encontrar oportunidades, fazer novos contatos, descobrir novos caminhos. Experimente a rede do Linkedin, que funciona muito bem para troca de experiências profissionais.

(6) MANTENHA A ALMA JOVEM
As pessoas envelhecem não porque os anos passam, mas porque enrijecem o próprio espírito.

(7) CONCILIE TRABALHO E LAZER 
A passagem dos anos deve ter trazido sabedoria e você provavelmente já aprendeu que existe o caminho do esforço e o das escolhas sensatas. Trabalhe de maneira focada e prazerosa.

(8) PENSE NO PRÓPRIO NEGÓCIO
Avalie a possibilidade de criar seu próprio negócio. No entanto, prepare-se para isso: estude o mercado, faça cursos, solicite orientações ao Sebrae, por exemplo, e monte seu plano de negócios detalhado.

(9) TREINE A FLEXIBILIDADE
Não parta do pressuposto de que sua colaboração para a empresa é mais valiosa do que as gerações que estão chegando. Cada uma traz sua própria riqueza e saber transitar entre cada um dos mundos é valiosíssimo, pois denota inteligência emocional.

(10) ACEITE TRABALHOS TEMPORÁRIOS

Ao ingressar numa empresa, você pode mostrar o seu valor e, assim, obter novas oportunidades.