Exercícios e uma boa alimentação podem prolongar a vida e minimizar os males do envelhecimento. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo aponta que os índices de ansiedade e depressão são reduzidos em idosos que praticam atividades físicas. Além disso, a rotina de ginástica, dança ou musculação ajuda a dar condicionamento físico, controlar o peso e até melhorar o bom humor.
A constância na prática de esportes é fundamental para o corpo se manter saudável na terceira idade, de acordo com o professor da Unifesp Ricardo Cassilhas. A freqüência na realização das atividades resulta em condicionamento e evita problemas recorrentes dos chamados “atletas de fim de semana”.
“É importante que os exercícios sejam realizados rotineiramente, com recomendação médica e acompanhamento de um profissional de Educação Física. A manutenção de uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras também colabora para uma vida mais saudável”, explica ele.
A junção entre exercício e amizade retarda o envelhecimento, de acordo com a pesquisa da Universidade Federal de São Paulo. Voluntários, que praticaram atividades em grupo, tiveram melhora na qualidade de vida, na memória, no raciocínio e no humor, segundo o professor do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, Ricardo Cassilhas.
Na Casa Bonsai os hóspedes buscam exercícios de acordo com suas necessidades individuais e em grupos, que tornam as atividades ainda mais prazerosas.
DICAS PARA ENVELHECER BEM
· Praticar exercícios com freqüência
· Manter uma dieta equilibrada
· Desenvolver atividades intelectuais
· Preferir esportes que privilegiem interações sociais
· Fazer exames médicos regularmente
Nenhum comentário:
Postar um comentário