Muitas vezes, a preocupação sobre a falta de apetite da
pessoa idosa pode tornar cada refeição uma batalha. Na verdade, todos saem
perdendo: você cansa de insistir para que coma e o idoso, na defensiva, relutando
para não comer. E acaba não comendo quase nada mesmo, ou nada.
Aqui estão algumas soluções que podem resolver este problema com a pessoa idosa:
1- Tente oferecer porções pequenas, com intervalos menores entre as refeições (5 a 7 refeições pequenas). Também deixe o idoso servir-se, se possível. Se colocar um prato muito cheio, a pessoa idosa vai olhar e rejeitar. Se você servir uma porção menor, poderá acabar mais rápido e com possibilidades de pedir mais.
2- Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes, mais vitaminas, mais proteínas terá a refeição. Quando falamos em prato colorido pensamos em fibras, carne, legumes, verduras e frutas. Podem ser em pequenas porções, mas rico em nutrientes.
3- Entender que os idoso têm paladar mais fraco para comidas salgadas, então apelar para o uso de temperos fortes da culinária. Tente adicionar alho, cebola, cebolinha, açafrão, cominho, gengibre, canela, pimenta vermelha (só uma gotinha bem pequena).
4- Sirva bebidas entre as refeições e não com as refeições. Muitos idosos se enchem de líquidos no almoço, por exemplo, e não têm vontade de comer o prato principal. Já estão "cheios e satisfeitos". Procure oferecer líquidos nos intervalos entre as refeições que sejam ricos em calorias, como néctares de frutas, chocolate, iogurte, bebidas e sucos. E água à vontade.
5- Sirva a principal refeição no momento do dia em que a pessoa está mais alerta (geralmente é o almoço). Mas lembre-se que se o idoso estiver mais alerta de manhã ou de tarde, talvez seja esta a hora de se alimentar melhor. Observe.
6- Muitas vezes, oferecer o que chamamos de suplemento nutricional pode ajudar a pessoa idosa não ficar desnutrida e ajudar no paladar, conforme o gosto que escolher. Estamos falando dos pós nutricionais. Servidos em forma de shakes ou com bolas de sorvete, ficam apetitosos aos olhos e ao paladar.
7- Se a pessoa idosa pode se exercitar, nunca a deixe parada, sem exercícios. A atividade física é um potente "abridor" de apetite!
8- Conte com ajuda de profissionais especializados nesta área: o nutricionista. Eles podem auxiliar e entender melhor o problema de apetite, facilitando o trabalho dos familiares. Também, se caso a situação perdurar, procure o geriatra e converse com ele sobre a dificuldade de alimentar a pessoa idosa e amada que convive com você!
9-
Se o idoso costuma deixar um pouco de comida no prato, na hora de porcionar a
refeição, coloque mais 1/2 medida de cada alimento, assim ele irá comer mais,
pensado que esta comendo a mesma quantidade de sempre.