segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Os benefícios do Pilates para a 3º Idade.

Método proporciona desde o alívio das dores provenientes da idade até a melhora da autoestima.

A importância da atividade física no envelhecimento saudável não é novidade. Sempre abordamos as diversas vantagens para o corpo e para a mente que podem ser resultados até mesmo de uma simples caminhada.

Dentre essas atividades, uma vem se destacando por proporcionar desde o alívio das dores provenientes da idade até a melhora da autoestima. É o Pilates, método criado na Primeira Guerra Mundial pelo alemão Joseph Pilates e que se baseia em concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento. A técnica consiste em uma série de exercícios feitos no solo ou em equipamentos apropriados cuja intenção é trabalhar todos os músculos do corpo de maneira harmoniosa.

“Os benefícios são aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, melhora do equilíbrio corporal, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, diminuição dos efeitos da osteoporose e alivio de dores musculares”, explica o geriatra Dr. Leonardo Mesquita, ressaltando ainda que a melhora na autoestima reflete em todos os aspectos da saúde do idoso.

Segundo ele, não há restrição para realizar a atividade, já que trata-se de um exercício de baixo impacto, sem pressão sobre as articulações e com movimentos adaptados de acordo com a capacidade do praticante. Por estimular a mineralização óssea e o fortalecimento muscular, o Pilates é indicado para portadores de doenças como artrose, artrite reumatóide, artroplastia e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e discos da coluna), osteopenia e osteoporose.

Ainda de acordo com o médico, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20 a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas. Junto com a melhora física, o Pilates permite o resgate da confiança em si mesmo, a valorização da vida e a vontade de aprender; todos elementos que proporcionam melhor qualidade de vida.

Qual é a diferença entre Urologia e Nefrologia?

Embora não pareça, por ambas se dedicarem ao tratamento de doenças renais, são especialidades muito diferentes.
A urologia é fundamentalmente uma especialidade cirúrgica em que grande parte das doenças pode e deve ser tratada através de intervenções cirúrgicas, quer do rim, quer das vias urinárias.
Em contrapartida, os médicos nefrologistas tratam de doenças que envolvem os rins mas que são tratadas por métodos médicos (métodos que não envolvem cirurgia). Além dos métodos de tratamento que utilizam, a principal diferença entre nefrologistas e urologistas está relacionada com as doenças que ambas as especialidades tratam: os nefrologistas tratam das doenças renais e de doenças gerais que podem afetar o funcionamento dos rins (aquelas que foram descritas acima), mas não trata tumores do rim, nem doenças que afetam outras partes do aparelho genito-urinário, como a bexiga ou a próstata.
Em contrapartida, os urologistas preferem não tratar de doenças como a hipertensão arterial, a diabetes ou a insuficiência renal, doenças que são habitualmente tratadas com medidas médicas. Na realidade, a diferença entre as doenças que são tratadas pelos especialistas de nefrologia e de urologia é a principal razão pela qual as duas especialidades utilizam formas de tratamento tão diferentes: os urologistas são, preferencialmente, cirurgiões e os nefrologistas são, preferencialmente, médicos.
Apesar das diferenças, é frequente os urologistas e os nefrologistas diagnosticarem doenças que devem ser tratadas pela outra especialidade. Quando um médico de uma destas especialidades (ou de qualquer outra!) faz um diagnóstico que deve ser seguido por um médico da outra especialidade, normalmente envia o doente a um médico da sua confiança. Existem, contudo, algumas doenças que devem tratadas simultaneamente pela Urologia e pela Nefrologia, como a litíase renal (pedra nos rins), por exemplo.
A colaboração destas duas especialidades no tratamento desta doença é extremamente importante porque quando os cálculos renais são de dimensões relativamente grandes é necessário destruí-los ou removê-los, e isso é da competência dos médicos urologistas. No entanto, se as pedras nos rins se formam repetidamente no mesmo doente, a sua destruição repetida não é o melhor tratamento possível. Nesses casos pode ser necessário que o doente seja observado por um nefrologista, porque podem existir alterações das características da urina ou doenças gerais que justificam a formação repetida de pedras nos rins e porque o tratamento adequado dessas alterações pode prevenir a formação de novos cálculos.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Passagem aérea com 50% de desconto para Idosos; agora é Lei!!!

CCJ aprova desconto em passagem aérea para idoso e deficiente tratar da saúde

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 821/03, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que concede desconto de 50% nas tarifas de passagens aéreas para pessoas com deficiência física e para quem tem idade igual ou superior a 60 anos, quando o objetivo da viagem for a realização de tratamento médico. E foram exigidas que cerca de 5% das vagas em cada vôo sejam cedidas para tal beneficio, sendo que para obter esse desconto é necessário adquirir a passagem com 72 horas de antecedência para que o desconto seja lançado no sistema das empresas aéreas.

O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família, que incluiu a medida na Lei 8.899/94, que concede passe livre às pessoas com deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. A relatora na CCJ, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), apresentou parecer pela constitucionalidade da matéria.

O autor da proposta ressaltou que esporadicamente as companhias aéreas concedem descontos promocionais como estratégia de marketing, mas é preciso, lembrou ele, criar garantias definitivas. "Assegurar aos idosos e aos deficientes físicos, mentais e sensoriais o benefício do desconto na aviação representa um apoio às pessoas que não estão necessariamente inseridas na categoria de carentes. Muitas delas demandam, com freqüência, deslocamentos, no intuito de obterem tratamentos médicos em grandes centros urbanos, sedes de unidades médicas especializadas", afirmou Sandes Júnior.



Íntegra da proposta:

Como solicitar o Cartão Idoso para estacionar em vagas reservadas?

Solicitação do Cartão Idoso que autoriza estacionar em vagas reservadas:

Os interessados em obter o ''Cartão Idoso'', que autoriza o estacionamento em vagas reservadas para idosos, poderão solicitá-lo junto ao Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV) da sua cidade, via internet ou pessoalmente.

A Lei Federal que criou as vagas exclusivas para idosos estabelece que todas as pessoas, a partir dos 65 anos de idade, tenham direito a usar essas vagas. Porém, a Secretaria Municipal de Transportes decidiu ampliar o direito para quem tem 60 ou mais anos, em conformidade com a regulamentação do Bilhete Único Idoso, que permite o uso gratuito do transporte público municipal.


Como solicitar o Cartão Idoso

Pela Internet
É possível solicitar o cartão idoso pela internet. O interessado deve acessar o link e seguir as instruções contidas apresentadas pelo sistema.

O acompanhamento do pedido deve ser feito pela Internet, onde ficará registrado quando o cartão estiver pronto e puder ser retirado no DSV. O prazo entre a chegada dos documentos ao DSV e a entrega do cartão deve ser de, aproximadamente, 10 dias.

Documentos necessários (cópia simples)
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
- Cédula de Identidade (RG)
- Comprovante de residência na cidade de São Paulo, referente ao último mês anterior ao mês do pedido


Pessoalmente
O solicitante também pode dirigir-se diretamente ao Setor de Autorizações Especiais do DSV (DSV-AE), na Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para os idosos que residem no município de São Paulo.
Os idosos que residem em outros municípios, procurar o Departamento de Segurança de Trânsito de sua cidade.

Levar cópia simples dos seguintes documentos:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Cédula de Identidade (RG)
- Comprovante de residência na cidade de São Paulo, referente ao último mês anterior ao mês do pedido

No local, ele preencherá o requerimento e, caso esteja tudo correto, o cartão será emitido no ato.


Representante Legal
O Cartão Idoso poderá ser solicitado por representante legal, devidamente comprovado. Nesse caso, além dos documentos do idoso, acima relacionados, o representante deverá trazer cópia simples do seu RG e da Representação Legal.

A obtenção do Cartão Idoso é totalmente gratuita.


Validade
Os cartões têm validade de cinco anos, período após o qual deverão ser renovados por meio de um procedimento semelhante ao da primeira solicitação.



Número de vagas
Em São Paulo, até o momento, foram demarcadas 1.750 vagas para uso exclusivo dos idosos.


Como usar
O Cartão Idoso é uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, nas vias públicas, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Ou seja, o idoso não precisa ser o motorista para usar a vaga, basta que ele esteja sendo transportado no veículo.

Ao estacionar o carro na vaga especial, o motorista deve deixar o Cartão Idoso sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima.

O Cartão Idoso também poderá ser utilizado como referência para estabelecimentos particulares, que reservem vaga específica de estacionamento para pessoas idosas.

É importante lembrar que o Cartão Idoso não garante a gratuidade nas vagas especiais em áreas de Zona Azul. Ao deixar o carro nessas vagas, é preciso respeitar as normas que exigem o uso da folha de Zona Azul e que só permitem o estacionamento por um prazo máximo de 2 horas. 

Fiscalização 
A fiscalização será feita nos mesmos moldes da que já é realizada para as vagas exclusivas de Deficiente (DeFis), isto é, qualquer veículo estacionado em uma vaga reservada, sem o Cartão Idoso, será multado e estará passível de guinchamento.

A infração é leve, punida com multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação.


Dúvidas
No verso do Cartão Idoso, constam as orientações para o seu uso. Caso o idoso tenha outras dúvidas, pode ligar para o número 156, que está apto a orientá-lo.





sábado, 11 de fevereiro de 2012

Casa Bonsai no “Mente em Forma” da 105fm

O Programa Mente em Forma da 105fm com Rogério Cardoso (Educador físico) e Liege Lise (psicóloga) irá entrevistar o Empresário e administrador de empresas Ricardo Fujii (da Casa Bonsai Recanto do Idoso), o programa é dedicado aos cuidados e bem viver numa fase muito especial da nossa vida, a velhice.

A vida é marcada por passagens e uma delas é envelhecer, já diz o ditado: “a uma grande diferença entre envelhecer e ficar velho. Envelhecer é seguir a trajetória natural do rio da vida, assim, desde o nosso nascimento, já iniciamos este processo.”

Clique no link abaixo e escute na íntegra a entrevista e conheça um pouco mais sobre a Melhor Idade.

• Fonte: menteemforma.blogspot.com


13º Mente em forma 105- Cuidados do Idoso, exercício, saúde, educação
Clique aqui e escute a entrevista!!!