terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bonsai R-Evolution / Bonenkai Casa Bonsai 2013

A origem do Bonenkai vem do período Kamakura (1185-1333), quando a política e a economia no Japão era governada pelos guerreiros (bushi).

Eles se reuniam no fim do ano para ler o waka (um tipo de poesia japonesa) e discutiam o que aconteceu naquele ano, enquanto saboreavam dos mais refinados aperitivos.


Com o passar dos anos, o Japão foi se modernizando e essa festa tradicional de fim de ano é celebrada por toda a população japonesa, na qual as pessoas se reúnem como forma de se despedir dos acontecimentos ruins e desagradáveis, deixando de lado as rivalidades, as desigualdades e purificar o espírito para o Ano Novo (Vida Nova) que está chegando.

Neste dia 14/12/2013 a Casa Bonsai Recanto do Idoso realizou a festa do Bonenkai-2013 para todos os hóspedes, familiares e amigos, para fortificar e incrementar a amizade que nos une. Além de expressar a raiz da cultura original e seus significados para serem exercidos em 2014.


O objetivo da festa: Bonsai R-Evolution foi prosperar alegria com energia, superar os obstáculos que a vida nos proporciona, com determinação e muita disciplina; através da amizade, cooperação e harmonia entre todos os envolvidos.



Um dos símbolos que representaram o Bonsai R-Evolution, foi o origami do Tsuru (grou) que simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte, além da sua mensagem de esperança e paz e por reforçar a nossa crença de que “as pessoas do bem são a maioria”.


A técnica oriental milenar de dobradura do papel, que não usa cola ou qualquer outro artifício, apenas habilidade, delicadeza e dedicação, remete aos valores que cultivamos na Casa Bonsai Recanto do Idoso e estão presentes no nosso trabalho direcionado aos nossos hóspedes: conhecimento, comprometimento e paixão.


O Tsuru simboliza a nossa preocupação em fazer bem feito, porque exprime a capacidade humana de personalizar uma simples dobradura de papel, conferindo-lhe beleza e muitos significados milenares, que transferimos para os cuidados e agradecimentos pela confiança depositada em nossa metodologia de trabalho.


Existe uma lenda japonesa, onde relata que se você fizer 1000 Tsurus, seu desejo se tornará realidade. Como presente, cada convidado levou uma dobradura representando esses 1000 Tsurus, com o desejo pendurado que os idosos da Casa Bonsai elaboraram junto com a psicóloga, onde trabalharam a renovação que a época do Natal e Ano Novo trazem.

O Bonsai R-Evolution, contou com apresentações típicas japonesas (Bon-Odori, JPop e Taiko), para celebrar a confraternização entre todos os presentes.





Casa Bonsai Recanto do Idoso – Bonsai R-Evolution